Já falamos por aqui da grande importância que um rótulo tem em relação aos produtos vendidos e como eles devem ser apresentados, de acordo com o seu propósito. Mas como costumamos dizer, ele não é só “um rostinho bonito”. Um rótulo deve, acima de tudo, ser um vendedor implacável. Seu rótulo pode se tornar uma máquina de vendas e nós podemos provar.
Ele está sempre disponível
Um rótulo está sempre à disposição do consumidor, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Em qualquer momento da sua vida, o rótulo estará presente. Nas compras do supermercado, no café da manhã, bem como em uma embalagem de um queijo diferente ou em um pote de iogurte. Na escolha de um bom vinho para uma janta especial com a pessoa amada ou então na cerveja escolhida para aquela comemoração com os amigos. Em um perfume ou creme para presentear alguém querido. Ele é um companheiro inseparável dos consumidores, pois todo mundo leva em consideração um bom rótulo para comprar um bom produto.
Ele é um ótimo comunicador
Um bom rótulo tem na comunicação a maior arma para emplacar nas vendas. Ele responde a todas as perguntas do consumidor, das mais óbvias até as perguntas mais técnicas e específicas possíveis. É ele quem diz se o produto está dentro da validade de consumo, prevenindo possíveis problemas ao consumidor – inclusive de saúde. Ele também é o responsável por dizer como os produtos devem ser consumidos, conservados ou armazenados, para evitar desperdício ou a perda do conteúdo. Ele avisa se determinado produto contém alguma substância ou ingrediente que possa prejudicar o consumidor, como em alimentos e bebidas (“contém glúten”, “contém lactose”, “produto alcoólico”) e também avisa para quem é destinado, como em brinquedos infantis (“para crianças acima de 3 anos”).
Rótulos são verdadeiros influencers
Quem já não viu um produto na rede social e foi impactado por seu rótulo chamativo, bonito e que fizesse clicar no anúncio para saber como comprar? Eles são verdadeiros influenciadores digitais e offline também. Em outras palavras, rótulos têm a capacidade de convencer um consumidor a efetuar uma compra. E eles são influenciadores de graça, não cobram nada por fazer propaganda do seus produtos, nem mesmo permuta! Um bom rótulo se impõe diante da concorrência, vendendo mais e sendo mais desejado. Portanto, o verdadeiro papel de um rótulo profissional é ser uma máquina de vendas!
Com esses pontos abordados, propomos um desafio para você e sua marca. Dê uma nota de 1 a 5 para o seu rótulo para os seguintes pontos:
- Ele tem qualidade de impressão, de corte e de material para exercer a nobre função de VENDER?
- Possui todas as informações legais para orientar o seu consumidor? (Clique aqui e saiba quais são os 4 erros mais comuns em rótulos)
- Ele informa como usar o seu produto? (Como por exemplo “qual a taça ideal para usar com determinadas bebidas?”, informações sobre harmonizações, conservação, etc.)
- Está alinhado com sua comunicação e com seu marketing? (Como ele fica quando é fotografado e postado no Instagram, por exemplo)
*NOTA 1: não está ajudando;
*NOTA 2: está vendendo pouco;
*Se tiver alguns pontos bons mas não alcança o objetivo, sua NOTA é 3;
*NOTA 4: é um bom vendedor, mas ainda não está batendo as metas;
*NOTA 5: é um ótimo vendedor, metas batidas com excelência!
Vendedor Implacável
Estes são apenas alguns questionamentos que podemos fazer para saber se o rótulo dos seus produtos é um VENDEDOR IMPLACÁVEL. Afinal, onde seu rótulo se enquadrou? Agora que você analisou o potencial do seu rótulo para vender, precisa caprichar na qualidade de impressão, concorda? Clique aqui para saber como a Grafix pode te ajudar ou solicite amostras gratuitas de todos os nossos materiais e acabamentos.